Configurando permissão de acesso usando Enterprise Roles no WebCenter

Tweet about this on TwitterShare on Facebook0Share on LinkedIn10Share on Google+0

Quando criamos uma aplicação que necessita de controle de acesso, precisamos definir os usuários e grupos que devem ter acesso ao sistema e suas permissões. Geralmente em grandes empresas, esses dados estão armazenados em serviços de diretórios e/ou em banco de dados. Como exemplos de serviços de diretórios temos o Oracle Internet Directory (OID) da Oracle e o Active Directory (AD) da Microsoft.

Utilizando o WebLogic Server como servidor de aplicações, a configuração de serviços de diretórios ou banco de dados para consulta de usuários e permissões é bem simples de ser realizada.

Nesse artigo iremos aprender a configurar o WebLogic Server para consultar usuários e grupos do banco de dados e aplicar permissões de acesso por grupo em uma aplicação WebCenter. Não será apresentada a utilização de um serviço de diretórios.

Primeiramente devemos criar as tabelas de usuário e permissões no banco de dados. Para facilitar podemos utilizar a estrutura padrão que o WebLogic espera encontrar.

Este artigo foi publicado na OTN LA, e você pode continuar lendo aqui: WebCenter Portal – Configurando permissão de acesso usando Enterprise Roles.

Tweet about this on TwitterShare on Facebook0Share on LinkedIn10Share on Google+0

Autor: Waslley Souza

Consultor Oracle com foco em tecnologias Oracle Fusion Middleware e SOA. Certificado Oracle WebCenter Portal, Oracle ADF e Java.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *