Business Rules no BPM Suite 12c

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Se você usar o recurso de Business Rules no Oracle BPM Suite 12c, as regras de negócio que você criou podem ser modificadas em tempo de execução usando o Composer BPM. Desta forma, você não precisa gastar tempo alterando e re-implantando seu aplicativo. Este recurso funciona da mesma maneira no BPM Suite e SOA Suite.

Como ponto de partida, vou usar o aplicativo BPM criado aqui: Criando um BPM Manual Process simples. Download the sample application: BpmBusinessRulesApp.zip.

No WebLogic Console, crie o usuário president.

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No JDeveloper, abra o processo AddEmployee.
Clique com o botão direito do mouse na raia HrOfficer, escolha Add Role e adicione a role President.

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Altere o Modelo Canônico, acrescentando os elementos JobName e Salary.

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Devido aos dois novos elementos adicionados, você precisa excluir e regerar o projeto AddEmployeeUI.

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Crie um Process Data Objects, nomeie como isJobReviewRequired e escolha boolean como tipo.

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Crie uma Business Rule para verificar se o trabalhador precisa de revisão, de acordo com o nome da profissão.
Adicione uma atividade Business Rule entre as atividades AddEmployee e SaveEmployee e nomeie como CheckJob.
Na guia Implementation, crie uma nova regra de negócio e nomeie como CheckJobRules.
Adicione o nó employee como Input Data Object e o nó isJobReviewRequired como Output Data Object.

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Abra o arquivo CheckJobRules.rules, adicione uma nova variável Global e nomeie como PresidentVariable.

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Renomeie o RuleSet1 como CheckJobRuleSet.
Adicione duas General Rules e nomeie como ReviewRequiredRule e ReviewNotRequiredRule.
Clique no link Insert Test e adicione um simple test.

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Crie uma Human Task para rever empregados adicionados.
Adicione uma atividade User dentro da raia President e nomeie como PresidentReview.
No guia Implementation, crie uma nova Human Task e nomeie como PresidentReviewHT.
Adicione o employee Data Object dentro da seção Parameters.

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Abra o arquivo PresidentReviewHT.task.
Clique no botão Form, escolha Auto-Generate Task Form e nomeie como PresidentReviewUI.

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Adicione um Exclusive Gateway entre as atividades CheckJob e SaveEmployee e nomeie como “Is President Review Required?”.
Adicione um conditional sequence flow entre as atividades “Is President Review Required?” e PresidentReview.

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Crie um Process Data Objects, nomeie como salary e escolha string como tipo.

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Crie uma Business Rule para definir o salário do empregado, de acordo com o nome da profissão.
Adicione uma atividade Business Rule entre as atividades “Is President Review Required?” e SaveEmployee e nomeie como CheckSalary.
No guia Implementation, crie uma nova Business Rule e nomeie como CheckSalaryRules.
Adicione o nó employee como Input Data Object e o nó salary como Output Data Object.

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Clique no link Data Associations, vá para a seção Output e associe os nós salary e employee.salary.

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Abra o arquivo CheckSalaryRules.rules e renomeie o RuleSet1 como CheckSalaryRuleSet.
Adicione uma Decision Table e nomeie como SalaryDecisionTable.

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Adicione um default sequence flow entre as atividades PresidentReview e CheckSalary.
Feito! Nosso Processo parece com a seguinte imagem.

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Vá para o Business Process Workspace, efetue login com o usuário hrofficer e adicione um novo funcionário.
Defina o JobName como President e clique em Submit.
Faça login com o usuário president para rever o funcionário acrescentado.

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Clique no botão OK, e as atividades SetSalary e SaveEmployee serão executadas.

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A atividade PresidentReview não será executada, se você definir um outro valor para JobName.

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Autor: Waslley Souza

Consultor Oracle com foco em tecnologias Oracle Fusion Middleware e SOA. Certificado Oracle WebCenter Portal, Oracle ADF e Java.

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