Escalar tarefa após tempo de expiração no BPM

No Oracle BPM 12c, quando você tem uma atividade prioritária que precisa ser resolvida em um determinado momento para satisfazer o seu SLA (Service Level Agreement), você pode escalar ele. Vamos aprender como fazê-lo!

Como ponto de partida, vou usar o aplicativo BPM criado aqui: Criando um Processo BPM com o BPM Composer.

Eu criei três usuários: peter, bruce e clark. Clark é o gerente de Bruce, e Bruce é o gerente de Peter.

escalate-task-after-expiration-time-in-bpm1

No processo, adicione uma nova raia e mude a role para Process Reviewer.
Adicione uma User Task entre as atividades Initiator e End Event.

escalate-task-after-expiration-time-in-bpm2

Clique duas vezes na User Task, e depois clique no botão Add, próximo ao campo Human Task.
Nomeie como EmployeeApprovalHT.

escalate-task-after-expiration-time-in-bpm3

Clique no botão Edit, próximo ao campo Human Task, para criar uma nova human task.
Defina o Task Title como Employee Approval e selecione Web Form como Presentation Type.
Altere o Deadline para Escalate after e Fixed Duration.
Defina 1 minuto como tempo de duração e o Maximum Escalation Level para 1.
Use o CreateEmployeeWF como Web Form.

escalate-task-after-expiration-time-in-bpm4

Vá para a seção Routing Slip e de duplo clique na atividade Participant1.
Configure a atividade.

escalate-task-after-expiration-time-in-bpm5

Clique no botão Save.
Feito! Execute o Process Player para testá-lo.

escalate-task-after-expiration-time-in-bpm6

Se você esperar 1 minuto ou mais para executar a atividade User Task, em vez de executar como bruce, você irá executar como clark. A tarefa foi escalada.

escalate-task-after-expiration-time-in-bpm7

Waslley Souza

Autor: Waslley Souza

Consultor Oracle com foco em tecnologias Oracle Fusion Middleware e SOA. Certificado Oracle WebCenter Portal, Oracle ADF e Java.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *