Usando Oracle Storage Cloud com Tensorflow

Você conhece o Tensorflow? O TensorFlow é uma biblioteca de software de código aberto para computação numérica de alto desempenho. Talvez hoje em dia seja a biblioteca mais famosa usada para projetos de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e Aprendizado Profundo (Deep Learning). Esse tipo de solução é responsável por projetos como veículos autônomos e reconhecimento facial.

Há muitos tutoriais sobre o Tensorflow e um dos meus favoritos é o Transfer Learning. Transferência de Aprendizagem é uma técnica que nos permite reutilizar um modelo já treinado em uma tarefa relacionada. Em outras palavras, podemos usar um modelo treinado para reconhecer gatos e cães para reconhecer rostos humanos. Transferência de Aprendizagem é uma boa escolha para pessoas que têm um computador sem uma GPU (meu caso =D).

Em um projeto de reconhecimento de objetos, precisamos treinar ou retreinar nosso modelo com muitas imagens, e um bom armazenamento em nuvem pode ser útil.

Neste post, você aprenderá a usar imagens armazenadas no Oracle Cloud Object Storage Classic para treinar seus modelos.

Por favor, veja esta postagem do blog para saber como enviar suas imagens para o Oracle Cloud Object Storage Classic: Suba arquivos no Oracle Object Storage Classic com FTM CLI.

O TensorFlow tem um bom tutorial chamado “TensorFlow for Poets” e o usei para criar este projeto. Baixe os arquivos do Github.

git clone https://github.com/waslleysouza/tf4poets-with-oracle-cloud

Dentro da pasta tf4poets-with-oracle-cloud, inicie o Jupyter Notebook.

jupyter notebook tf4poets-with-oracle-cloud.ipynb

O Notebook é muito simples.
Na terceira linha, criei um código que lista todas as imagens nas pastas local e na nuvem. Se você adicionar ou remover uma imagem na pasta da nuvem, esse código atualizará na pasta local.

Quando você executa a quarta linha pela primeira vez, todas as imagens são baixadas e salvas na pasta tf_files.

As duas últimas linhas executam os scripts originais.
Este código retreina o modelo usando as imagens.

Este código classifica uma imagem. Neste caso, tenta identificar o tipo da flor.

Divirta-se!

Autor: Waslley Souza

Consultor Oracle com foco em tecnologias Oracle Fusion Middleware e SOA. Certificado Oracle WebCenter Portal, Oracle ADF e Java.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *