Construindo uma arquitetura passo-a-passo no OCI: VCN

A partir de agora, iniciarei uma série de artigos com o objetivo de criar uma arquitetura passo-a-passo na Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para executar um aplicativo web. Eu desenhei a seguinte imagem para ilustrar a versão final da arquitetura, mas como eu ainda estou escrevendo todos os artigos desta série, a arquitetura final pode mudar.

Nesta primeira parte, vamos criar uma Virtual Cloud Network (VCN) a partir do zero para ter mais controle sobre os recursos, ao contrário do que fizemos neste artigo, onde todos os recursos foram gerados automaticamente.

Para criar uma nova VCN, no menu principal, clique em Networking e selecione Virtual Cloud Networks.

Clique em Create Virtual Cloud Network.

Na caixa de diálogo Create Virtual Cloud Network, use as informações abaixo e clique em Create Virtual Cloud Network:

  • Name: webapp_vcn
  • Create In Compartment: O nome do compartimento (Veja esse artigo)
  • Create Virtual Cloud Network Only: Selecionado
  • CIDR Block: 10.0.0.0/16
  • Use DNS hostnames in this VCN: Selecionado

Perceba que o nosso VCN foi criado com:

  • Route Tables: Elas têm regras para rotear o tráfego de subnets para destinos fora da VCN por meio de gateways ou instâncias especialmente configuradas.
    Security Lists: Elas possuem regras de entrada e saída que especificam os tipos de tráfego (protocolo e porta) permitidos dentro e fora das instâncias.
    DHCP Options: Informações de configuração que são fornecidas automaticamente para as instâncias quando elas são inicializadas.

Bom trabalho!
Neste artigo você aprendeu a criar uma nova Virtual Cloud Network (VCN).

Divirta-se!

Autor: Waslley Souza

Consultor Oracle com foco em tecnologias Oracle Fusion Middleware e SOA. Certificado Oracle WebCenter Portal, Oracle ADF e Java.